No início da educação
infantil, é importante proporcionar o maior número possível de
experiências à criança, pois isso as ajudará a adquirir e descobrir
um mundo completamente novo. A educação física deve, assim, ser inserida no conjunto
de ações pedagógicas que ajudem o desenvolvimento infantil,
tendo enfoque lúdico, sem perder sua importância pedagógica. Principalmente,
pelo fato de a criança manter vínculos familiares ainda muito fortes.
Nessa fase, a criança é muito ativa e, por meio dos movimentos,
experimenta suas possibilidades e seus limites motores. Por isso, a educação
física deve trabalhar a criança em seus movimentos mais amplos, ajudando-a a
compreender seu corpo, podendo adquirir a autoconfiança necessária à sua
autonomia.
O objetivo da educação física deve ser a organização da motricidade
da criança, por meio de um programa educacional que atenda a seus
interesses, buscando a harmonia entre as necessidades individuais e do grupo,
por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a consciência corporal, de espaço
e tempo. Dessa forma, a criança poderá ser capaz de realizar movimentos
considerados fundamentais, como a manipulação, a locomoção, a
estabilização, entre outros.
ObjetivosDizem respeito ao desenvolvimento da criança como um
todo, não apenas no que se refere à atividade física, mas, desde aspectos do
aprendizado na escola, até questões do convívio social. São eles:
Obter desenvolvimento corporal harmônico (físico- mental);
Adquirir controle corporal;
Desenvolver a habilidade motora;
Condicionar os sistemas orgânicos a suprir demandas diárias e de
emergência;
Assumir a responsabilidade do seu próprio bem-estar;
Desenvolver a habilidade de utilização do movimento como instrumento de
comunicação e expressão;
Utilizar sadiamente as horas de lazer;
Adquirir comportamentos e valores referentes ao ajustamento pessoal e
social;
Desenvolver atitudes favoráveis à atividade física.